29 de ago. de 2011

Fw: Inscrição do Encontro da Baixada

 
Pessoal, boa tarde!!
 
Já está no nosso blog   http://encontrosp.blogspot.com/    a inscrição para o I Encontro de Blogueiros Progressistas na Baixada.

20 de ago. de 2011

Em São Bernardo, zerar déficit habitacional está longe - Jornal Repórter Diário

Matéria originalmente publicada no REPORTER DIÁRIO ONLINE (v. link ao final)
Em São Bernardo, zerar déficit habitacional está longe - Jornal Repórter Diário

Foto: Marciel Peres

São Bernardo tem grande destaque no mercado formal de moradia na região metropolitana de São Paulo. Só no primeiro semestre de 2011, abocanhou 47% dos lançamentos no ABC. No entanto, a irregularidade urbanística e fundiária ainda é problema de parcela considerável no município. Ao todo, 69 mil famílias moram de forma inadequada na cidade, que precisa construir mais 38 mil novas unidades habitacionais para suprir todo o déficit quantitativo.

Tássia Regino, secretária de Habitação, afirma que a meta é eliminar até 2025 o déficit de inadequação e de regularização fundiária nas áreas onde não são necessárias grandes obras, além de solucionar 80% do déficit total. “Temos investimento de R$ 1 bilhão, mas para alcançarmos a meta precisaríamos de pelo menos R$ 4 bilhões”, afirma.


Em fase inicial, as obras da segunda e terceira etapa do projeto de urbanização e saneamento integrado do Parque São Bernardo, Alto da Bela Vista e Novo Parque vão resultar em 778 novas habitações e beneficiar 2,5 mil famílias. São 1.763 famílias que receberão obras de urbanização e infraestrutura e mais 582 famílias com regularização urbanística e fundiária das suas unidades. “Com isto, será reduzida a inadequação habitacional, ou seja, o déficit qualitativo do município”, acredita.
As habitações populares estão entre os programas prioritários do PLHIS (Plano Local de Habitação de Interesse Social) e contam com recursos do PAC 1 (Programa de Aceleração do Crescimento). De acordo com Tássia, até 2013 estão previstas 5,2 mil novas unidades. Já no programa de Regularização Fundiária de Assentamentos Consolidados e Conjuntos Irregulares são 6,3 mil unidades em andamento em 28 diferentes áreas do município.

Áreas de risco
São Bernardo também investe no monitoramento de 63 áreas de risco. No início de julho, assinou termo de cooperação técnica com a Prefeitura de São Paulo para adoção do Habisp (Sistema de Informação para a Habitação Social).

O sistema reúne informações que auxiliam na tomada de decisão ágil. “Além disso, por meio do Programa Municipal de Redução de Risco e Ações Emergenciais fazemos o monitoramento contínuo das áreas de risco mapeadas pelo Plano Municipal de Redução de Risco para evitar novas ocupações em áreas de risco”, afirma. (Colaborou Carolina Neves)

Leia + Reporter Diário Online


2 de ago. de 2011

Aviso aos queridos leitores.

Os editores deste blog gostam que seus  leitores façam comentários, que sempre serão publicados, mesmo que contrariem nossas  opiniões.
No entanto, xingamentos, agressões e denúncias anônimas, não serão publicadas