10 de fev. de 2009

Tire o plástico do extintor.

Multa gorda.

 

Pouca gente sabe e menos gente ainda pratica a lei. É norma do mesmo Contran que o extintor de incêndio do carro deve estar livre do plástico que acompanha a embalagem. Se um policial rodoviário, estadual ou federal, parar você e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico, vai autuá-lo com cinco pontos na carteira e mais R$ 127,50 de multa. Você só vai ser liberado depois que tirar o plástico, permitindo que o acesso ao extintor esteja completamente livre. Por isso, atenção: extintor sem o plástico e, claro, com a validade em dia.

 

 

8 de fev. de 2009

A Ducha de Praia no Espírio Santo

Essa ducha de praia já foi motivo de muita polêmica neste blog, onde sua eficácia foi contestada por vários comentaristas. Foi chamada de engenhoca, e defendida pelo seu criador Armando Fantini. Agora mais do que nunca, a eficiência da ducha está provada. Vejam a reportagem:

Cesan reforça campanha de verão com chuveiros ecológicos nas praias

Charley Fernandes / Cesan
chuveiro_ecolgico_pequena.jpg
A principal vantagem do chuveiro é a economia de água tratada
Os chuveiros ecológicos, que serão instalados em praias de Vitória, Vila Velha, Serra e Guarpari, vão reforçar campanha de verão da Cesan, que tem como slogan "Poupe Água. Poupe a Natureza". Cinco equipamentos vão funcionar nos finais de semana, de 30 de janeiro até o Carnaval, de 10h às 15h. O chuveiro ecológico utiliza água do aquífero costeiro, que contém baixa salinidade e aflora após escavação de aproximadamente um metro na areia. A água é desinfetada por um filtro de cloro e fica livre de bactérias. Para garantir a segurança com relação à qualidade da água do chuveiro ecológico, técnicos da Cesan realizaram análises laboratoriais na água que sai do equipamento. Os resultados mostraram que não há presença de coliformes termotolerantes e a salinidade do aquífero é baixa, de 4 gramas de sal por quilo de água (o/oo), enquanto o mar apresenta salinidade de cerca de 30 o/oo.
O chuveiro ecológico funciona por meio de uma bomba pneumática acionada manualmente, que fornece cerca de 2 litros em cada movimento. A água utilizada para o banho retorna ao próprio aquífero através da areia. A principal vantagem do chuveiro ecológico é a economia de água tratada. O equipamento é portátil e pode ser montado em qualquer ponto da praia. Ler + Ducha de Praia CESAN